Banner Superior 2

capaGC2017
Esquerdo 1


A Usiminas fornecerá estruturas metálicas para painéis fotovoltaicos que captarão energia solar para conversão em eletricidade.

SB 170531 Usiminas Energia 02De olho no mercado energético nacional a Usiminas, passa a estar presente no fornecimento de estruturas metálicas para acomodação dos painéis fotovoltaicos destinados a captação de energia solar que serão transformados em energia limpa.

Através da Soluções Usiminas – empresa do grupo dedicada ao beneficiamento e distribuição do aço a Usiminas passou a fabricar perfis e tubos galvanizados exclusivamente para aplicações fotovoltaicas. A Soluções Usiminas fabricou os kits de movimentação e suporte dos rastreadores solares (trackers) instalados no primeiro parque solar do Brasil, localizado no interior da Bahia.
Para Ascanio Merrighi, diretor executivo da Soluções Usiminas, a entrada nesse segmento abre novas possibilidades de negócios para a companhia. “Concorremos com um produto diferenciado, que nos posiciona mais à frente na cadeia de valor da siderurgia. Trata-se de um caminho inevitável e é essa diferenciação que deverá ser nosso foco em vários negócios”, afirma o diretor.
A energia solar passou a integrar o core business da empresa por se tratar de um mercado com grande potencial de crescimento no Brasil e que pode levar o país, caso sejam feitos os investimentos necessários no setor, a estar entre os maiores geradores desse tipo de energia do mundo. “Nos preparamos para atender essa demanda e estamos aptos a oferecer produtos de acordo com as necessidades dos clientes, já prontos para serem instalados e com entrega no prazo determinado”, explica Marcelo Palmeira, gerente de planejamento comercial e beneficiamento externo da Soluções Usiminas.
A linha de produtos voltados ao mercado de energia solar contempla tubos e perfis de aço galvanizados, desenvolvidos a partir de materiais produzidos na Usina de Ipatinga (MG). “Estamos diversificando nossa atuação e contribuindo para ampliar a produção de energia sustentável no país. Esse é um grande estímulo ao nosso negócio e uma oportunidade de desenvolver soluções para empresas de diferentes segmentos”, considera Hector Aguilera, diretor comercial da Soluções Usiminas.