SB_Mkt_Geral




A demanda por produtos mais leves e com alta resistência vem se acelerando e a siderurgia tem respondido a altura tais exigências.  

Na edição de junho de Revista Siderurgia Brasil, apresentamos um excelente trabalho elaborado a partir de uma matéria exclusiva desenvolvida com o Guilherme Brito Menegaz Júnior, que é Engenheiro Metalurgista e Mestre em Metalurgia de Transformação pela UFMG e ocupa o cargo de  Especialista em Produto da Usiminas.

Na matéria que você pode ler na integra nesta edição da revista Siderurgia Brasil, que está online Guilherme explica que no final do século passado, a preocupação mundial com o aquecimento do planeta devido ao efeito estufa, elevou o rigor das regulamentações governamentais sobre as restrições de emissões de CO2. Em paralelo, a indústria automotiva passou a buscar mecanismos para elevar os níveis de segurança dos veículos, principalmente aumentando a resistência da estrutura da carroceria.

Atenta às constantes transformações do setor automotivo, as principais siderúrgicas mundiais se uniram para buscar as melhores soluções em aço alinhadas aos anseios das montadoras. Foi criada em 1994 a World Auto Steel, uma divisão da World Steel Association, com sede na Bélgica que desenvolveu uma série de programas e propôs soluções em aços e processos para melhor atender a indústria automotiva. A Usiminas participou deste esforço mundial.  A redução de espessura e elevação de resistência das peças foi conseguida com o desenvolvimento dos aços “Avançados de Alta Resistência”, conhecidos como AHSS – Advanced High Strength Steel.

Atualmente, a indústria automotiva está direcionando esforços para reduzir os custos dos veículos elétricos e autônomos, que em breve estarão nas ruas das grandes cidades. Alinhado a essa tendência, o portfólio de aços AHSS estará sendo ampliado com a inclusão dos aços da terceira geração. Dessa forma, as empresas siderúrgicas esperam permanecer como os principais fornecedores de materiais para construção de carrocerias e estruturas automotivas.

Leia a matéria na sua integra na edição online clicando na capa da revista, neste site.
SB 190708 Acos ind auto 01
SB 190708 Acos ind auto 02