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O Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2019, que ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, em São Bernardo do Campo, São Paulo atingiu as metas propostas, pois proporcionou networking e atualização de conhecimento para aproximadamente 450 profissionais do setor industrial e de serviços, através debates sobre o contexto atual do mercado, propondo ações para o desenvolvimento em prol da produtividade e inovação em direção à indústria 4.0.

SB 190708 Enafer abertura Carlos Alberto Coelho

O setor de ferramentaria foi agraciado no final do ano com o programa batizado de Pró-Ferramentaria, através do Decreto 63.785/18 e agora depende apenas da minuta de regulamentação pelo secretário Estadual da Fazenda, Henrique Meirelles e do anúncio oficial do governador João Dória.

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Pelo novo programa as empresas fabricantes de automóveis poderão usar os créditos acumulados de Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços, o ICMS,retido na exportação de veículos para a compra de ferramentas.

SB 190708 Enafer abertura Christian Dihlmann SB 190708 ENAFER Paulo Sergio F Medeiros

A iniciativa vai injetar na economia nos próximos 8 anos cerca de 8 bilhões de reais, que deverão ser usados exclusivamente dentro do Estado de São Paulo, para a compra de ferramentais, que são os moldes e matrizes para a injeção das partes plásticas dos automóveis, pelas montadoras.

SB 190708 ENAFER Bruno Salmeron SB 190708 ENAFER Mesa redonda

Segundo Paulo Braga, presidente da Câmara Setorial de Ferramentas e Modelações da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e vice-presidente da ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais). o Pró-ferramentaria vai ajudar a estabelecer competitividade das fabricantes de moldes paulistas com as empresas internacionais. Ele explica que um dos problemas enfrentados pelas ferramentarias é a competição com empresas asiáticas, que contam com incentivos em seus países de origem e são mais competitivas. “As montadoras preferem, em muitos casos, importar moldes que ofereçam preços mais baixos. O objetivo do programa é fazer que as empresas brasileiras, que tem um alto nível de especialização atendam essa demanda e consigam competir em igualdade”, afirma.

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