Banner Superior 2

Banner_Adsense_01

capaGC2017

Guia_2018



Os bons resultados obtidos pelo setor automotivo dos últimos meses, aliados ao sucesso da feira de veículos pesados que aconteceu nos últimos dias em São Paulo, projetam uma nova onda de otimismo ao segmento.

 
Henrique Pátria*
 
Após exibir resultados muito positivos em setembro quando foi divulgado o crescimento na produção de veículos na ordem de 39% em relação a setembro do ano passado a indústria automobilística já dá mostras concretas de que está começando a viver uma nova onda de desenvolvimento, desta vez com muita consistência.
Por sua vez, na recente feira Fenatran  acontecida em São Paulo, voltada para o segmento dos transportes pesados, onde se destacam os caminhões  toda a euforia com este novo momento estava estampada nos diversos stands com inúmeros lançamentos e muitas novidades. A área de caminhões, dentro do setor automotivo, foi  uma das que mais sofreu com a crise econômica, mas agora esta demonstrando que rapidamente quer retomar seu lugar na economia.
Não podemos nos esquecer que o Brasil é um país continente, com uma malha rodoviária de milhares de quilômetros e, ao contrário de outras economias, ainda priorizamos o transporte da grande maioria de toda nossa produção em todos os segmentos através de caminhões. Na indústria siderúrgica, segundo os últimos dados que disponho acerca do assunto passa de 70% o transporte de todo o aço produzido no Brasil, por via rodoviária, ou seja, através de caminhões .
Com este novo panorama, a partir do inicio de outubro as montadoras de caminhões vinham anunciando novos investimentos e novos lançamentos para recompor a sua posição o que coroou-se com a exibição apresentada na recente Feira.
SB 171106 MercedesPara citar um exemplo a Mercedes-Benz lançou  sua linha de caminhões 2018, com quase 30 novos recursos de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e economia para as famílias Accelo, Atego, Axor e Actros.  Segundo a empresa as novidades dos caminhões da marca atende às demandas e expectativas dos clientes. Dessa forma, eles estão totalmente atualizados e sintonizados com as reais necessidades do transporte de carga no País, tendo como base o mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.
Ainda segundo a empresa, visando conectividade e interatividade cada vez maior com os motoristas, autônomos, frotistas e gestores de frota e manutenção, a Mercedes-Benz é a primeira marca de veículos comerciais do País a lançar um programa de fidelidade e recompensas para clientes. Essa iniciativa é uma continuidade da campanha Mercedeiros de Verdade, que em pouco mais de dois meses do lançamento do seu App já acumula mais de 13.000 downloads. Após a fase promocional da campanha – que irá até 31 de janeiro de 2018 e que envolve brindes instantâneos e cupons virtuais para sorteios dos caminhões Accelo e Actros e de dois veículos Vito – os clientes passam a contar  com um programa de fidelidade e recompensas definitivo, de fábrica, inédito no segmento e de abrangência nacional, trazendo vantagens e recompensas para os participantes.
No stand ainda foram demonstrados uma ampla abrangência do portfólio para caminhões. Entre os destaques estão a nova funcionalidade de Telediagnose do FleetBoard, a Oficina de Alta Performance, Serviços Dedicados e Kits de peças genuínas por segmento.
SB 171106 ManJá a Man Latin América, responsável pelos caminhões Volkswagen e Man apresentou, segundo a empresa,  o maior número de novidades em sua história, com atrações desde o segmento leve até o extrapesado.  Foram mais de 40 unidades a disposição para o grande publico que visitou seu stand.
A nova família Delivery fez o seu lançamento mundial e apresentou o caminhão elétrico, o e-Delivery, que vai começar a operar nas ruas do país no próximo ano em clientes estratégicos.
Entre os extrapesados o destaque foi para o protótipo Constellation 33.440 Tractor, que celebra a sinergia do grupo VW Truck & Bus ao reunir, num mesmo veículo, o moderno chassi e motorização MAN com a renomada cabine Constellation, num projeto totalmente novo e concebido em parceria entre a engenharia brasileira e alemã. Destinado às operações de cana-de-açúcar e madeira, o veículo atende a uma aplicação tipicamente brasileira.
A linha Constellation traz também outras novidades que ampliam a produtividade com novas versões 8x2, além do pacote Robust, que combina robustez ao melhor valor de aquisição para as mais diversas aplicações, e estreias entre os vocacionais Compactor, Constructor e Canavieiro.
Já para cargas sensíveis e otimizadas, como 30 pallets, a grande novidade é o VW Constellation 25.420 6x2 Pusher com suspensão pneumática integral. Conforto e dirigibilidade são palavras de ordem no modelo, que chega com entre eixo mais curto, atendendo ao segmento de 30 pallets com a mesma capacidade do tanque de
A Volvo foi outra grande montadora presente à feira e em seu stand foram expostos 11 caminhões da marca, a começar pelo Performance Edition, uma edição especial do FH, dando inicio a comemoração dos 90 anos da Volvo Trucks.  “É uma série limitada de veículos exclusivos, repletos de novas tecnologias e com uma configuração única para celebrar esta data e o melhor caminhão do mundo”, diz Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo no Brasil. Também estará exposto um dos primeiros modelos de caminhões da Volvo, o Série 2, produzido em 1928.
A empresa também apresentou novas tecnologias que estão embarcadas nos modelos de sua linha dentre os quais o Assistente de Direção, um dispositivo de última geração voltado para o transporte de cana-de-açúcar. A tecnologia auxilia o motorista a não passar por cima dos brotos da plantação, um grave problema da indústria canavieira, responsável por enormes prejuízos no setor. “A Volvo está sempre oferecendo o melhor em novas tecnologias, visando constantemente aumentar a produtividade do transportador”, destaca Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo.
Também foi apresentado o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil. O novo veículo é dirigido também para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio.
Como a conectividade está em moda, a Volvo também está conectada e lançou a Manutenção Inteligente é uma central de monitoramento conectado e de planejamento e agendamento de manutenções preventivas para os caminhões. O serviço é voltado para os veículos que tenham planos de manutenção da marca. A Volvo também lançou a Gestão de Combustível, uma consultoria remota de consumo de combustível, criada para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador.
 A Ford Brasil aproveitou a oportunidade para apresentar o F-4000 4x4  montado em forma de Ambulância e Resgate.
O veiculo apresentado na feira estava implementado com tecnologia de socorro médico de última geração, com uma atuação diferenciada em todo tipo de terreno e nos mais difíceis rincões, por ser o único do gênero com tração nas quatro rodas aliada à versatilidade e confiabilidade dos caminhões leves da Série F.
Destinado a serviços públicos e privados de ambulância e remoção em áreas urbanas ou zonas rurais, principalmente de difícil acesso, o F-4000 4x4, chamado “Rescue”, se destaca pela robustez e capacidade de rodar em diferentes tipos de terreno. Ele traz todos os equipamentos necessários ao suporte intermediário de vida, como maca, oxigênio, desfibrilador, material de apoio e acomodação da equipe médica.  
Único veículo do segmento a dispor de uma versão com tração 4x4, o F-4000 é muito usado no serviço público pelo SAMU, Forças Armadas e socorro médico, além de ter outras configurações de implemento para aplicações como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, mineração e construção civil. Traz ainda a herança de vitórias nas competições de caminhões, sendo oito vezes campeão do Rally dos Sertões
Com peso bruto total de 6.800 kg, o F-4000 4x4 transporta uma carga útil mais carroceria de 3.810 kg. Tem motor Cummins 2.8 de 150 cv, transmissão de cinco velocidades da Eaton e vem equipado de série com freios ABS com distribuição eletrônica e ar-condicionado.
SB 171106 Daf 01Ainda como novidades nesta área de transportes, a DAF - Paccar Compapny, que tem fabrica instalada na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, anunciou o lançamento de três novos modelos, principalmente entrando no segmento de Off-road, ou seja equipamentos que de deverão ser utilizados em lavouras de cana e na área de madeiras.
A JAC, outra empresa que vem gradativamente se instalando no Brasil, anunciou que está iniciando a venda no Brasil de um veiculo chamado VUC V 250 com capacidade de 1,4 toneladas, que irá concorrer com veículos da Hyundai  e da Kia, na locomoção dentro das cidades. São veículos autorizados a circular para pequenas e médias entregas.
*Henrique Pátria
Editor chefe da revista Siderurgia Brasil