Guia_2019

SB_Mkt_Geral




Abimaq, divulga balanço que mostra um movimento positivo no setor, com crescimento em todos os indicadores.

Segundo dados divulgados pela Abimaq, o desempenho do setor de máquinas e equipamentos, que é um excelente termômetro, para aferirmos o crescimento da indústria no Brasil, mostrou um resultado positivo de produção de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado e 4,1% em relação ao mês anterior.

 SB 181106 pg02

As expectativas são de que este ano o segmento deverá apresentar um crescimento final na ordem de 7% em relação ao ano passado e ante um PIB brasileiro estimado que está estimado entre 1,5 a 2% .

Com relação às exportações, este indicador tem mostrado uma incrível volatilidade pois no mês passado o crescimento havia sido de mais de 30% e neste mês houve uma queda em relação ao mês passado. No entanto as previsões indicam para um crescimento até setembro de perto dos 11%. É difícil prever como será o desempenho dos meses restantes de 2018.  

SB 181106 pg12

Nos indicadores da Abimaq, existem também existem dois registros muito importantes que respectivamente são o nível de ocupação da capacidade instalada que em setembro registrou 76,3% e que já é 1,4% maior do que no mês passado e pelo menos 5% maior do que observado no ano passado.  O outro indicador a que nos referimos diz respeito a carteira de pedidos, pois o setor de fabricação de máquinas trabalha muito com uma carteira, uma vez que  na maioria das vezes,  as máquinas e equipamentos são customizados. Neste mês esta carteira de pedidos registrou um crescimento de 4% em relação ao mês anterior.

www.abimaq.org.br