O Instituto Aço Brasil – IABr, desde abril de 2019 divulga o Índice de Confiança da Industria do Aço, uma nova ferramenta criada com o objetivo de ser um indicador calculado para identificar alterações de curto prazo na atividade da indústria brasileira do aço.

A elaboração do ICIA segue a mesma metodologia utilizada no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A razão deste procedimento é a ampla aceitação da metodologia do ICEI por ser uma pesquisa que segue os padrões internacionais. No entanto, para a construção do ICIA, foi preciso fazer adaptações às características do setor siderúrgico.

A pesquisa não é composta por amostra probabilística, mas pelo universo de empresas associadas ao Instituto Aço Brasil, que correspondem com 86,8% da produção nacional de aço bruto (dados de 2018) – praticamente todas as empresas do setor – o que garante credibilidade necessária e representatividade superior à exigida pelos padrões internacionais de uma amostra probabilística. O ICIA é uma pesquisa mensal, colhida sempre na segunda quinzena de cada mês, exclusiva sobre o setor do aço, portanto, se tratando de empresas de grande porte, ou seja, empresas com mais de 500 colaboradores e serve como um indicador antecedente calculado para identificar alterações de curto prazo na atividade da indústria brasileira do aço, com base na opinião dos CEOs das empresas associadas.

Detalhes da metodologia explicada podem ser obtidos em:

https://institutoacobrasil.net.br/site/wp-content/uploads/2019/12/Metodologia_ICIA.pdf