Usinas produtoras instaladas no Brasil

Em 2018 segundo dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil – IABr, produzimos 34.735 milhões de toneladas de aço bruto. A indústria do aço no Brasil é representada por 14 empresas privadas, controladas por onze grupos empresariais e operando 29 usinas distribuídas em 10 estados brasileiros, levando o país a ocupar a 9ª posição no ranking da produção mundial.

Fonte: www.acobrasil.org.br

Estes são os grupos empresariais e as usinas siderúrgicas brasileiras:

AVB – Aço Verde do Brasil

Perfil: A sua sede está na cidade de Açailândia no Maranhão e pertence ao Grupo Ferroeste onde possui uma usina produtora de ferro-gusa com capacidade de 1,7 milhões ton/ano.

No ramo siderúrgico, o grupo busca a verticalização da produção do “aço verde”, conceito criado para um aço produzido 100% com energia renovável e sem a emissão de carbono. Possui uma logística favorável de matéria-prima, ferrovia, rodovias, portos e eletricidade, montando um parque industrial com capacidade total de produção de 600.000 toneladas de aço/ano. Seus principais produtos comercializados são: Fio Máquina, Vergalhão, Tarugos, Ferro-Gusa, Gases do Ar e Energia.

Fontes: www.avb.com.br

ArcelorMittal

Perfil: ArcelorMittal S.A. é um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço com sede em Luxemburgo. Foi formada em 2006, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor. ArcelorMittal é a maior produtora de aço do mundo, com uma produção anual de aço bruto de 93,6 milhões de toneladas a partir de 2012. No Brasil ela opera em cinco frentes que são Aços Longos, Planos, Mineração, Distribuição e Soluções e Sistemas.

As operações da ArcelorMittal Aços Longos estão distribuídas em quatro usinas no estado de Minas Gerais (Juiz de Fora, João Monlevade, Sabará e Itaúna), duas em São Paulo (uma na capital e outra em Piracicaba) e uma no Espírito Santo (Cariacica).

Em parceria com o Grupo Bekaert, a empresa é líder na América do Sul na produção de arames, com capacidade instalada superior a 800 mil toneladas por ano.

Fontes: www.arcelormittal.com.br 

Aperam

Perfil: Foi criada em 2011, como resultado do desmembramento do setor inox da ArcelorMittal. Tem capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de placas de aços planos inoxidáveis na Europa e no Brasil. Mantém 30 escritórios de venda espalhados pelo mundo e 19 centros de serviços. É concentrada em seis plantas principais, localizadas no Brasil, Bélgica e França.

Fontes: www.brasil.aperam.com

Companhia Siderúrgica Nacional – CSN

Perfil: Privatizada em 1993 produz 5,6 milhões de toneladas entre aços planos e longos. Entre seus ativos, conta com uma usina siderúrgica integrada e cinco unidades industriais, sendo três delas no exterior, minas de minério de ferro, calcário, dolomita e estanho; uma distribuidora de aços planos; terminais portuários; participações em ferrovias; e participação em duas usinas hidrelétricas. O mais recente negócio da companhia foi a entrada na produção de cimento em 2009. O grupo está presente em 18 estados brasileiros além de atuar em outros países.

Fontes: www.csn.com.br

Companhia Siderúrgica de Pecém – CSP

Perfil: Está instalada em uma área de 571 hectares, integrada ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante no Ceará.

A empresa iniciou a sua operação no segundo semestre de 2016, produzindo cerca de 60% de aços de baixo e médio teor de carbono e o restante distribuído entre aços HSLA, API, ultrabaixo e alto carbono.Tem capacidade de produção para até 3 milhões de toneladas de placas de aço.

Fontes: www.cspecem.com

Grupo Gerdau

Perfil: A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Fontes: www2.gerdau.com.br

Siderúrgica Norte Brasil - Sinobrás

Perfil: Fundada em 2016 é uma empresa do grupo Aço Cearense e sua unidade industrial integrada está localizada no Distrito Industrial de Marabá no estado do Pará com capacidade de produção de 390 mil toneladas de aços longos. Seus principais produtos são vergalhões (aços longos) treliças, telas e arames todos voltados para a construção civil.

Fonte: www.sinobras.com.br

Ternium do Brasil

Perfil: A Ternium e suas subsidiárias contam com 17 centros de produção na Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala e México e também integra o grupo controlador da Usiminas em conjunto com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) e a Caixa dos Empregados da Usiminas.

A capacidade de produção da Ternium é de 12,4 milhões de toneladas de aço terminado por ano. No Brasil a empresa declara que tem capacidade de produção de 5 milhões de placas de aço/ano.

Fonte: www.br.ternium.com

Usiminas

Perfil: A Usiminas que foi fundada em 1962 é a maior produtora de aços planos da América Latina. Seus principais acionistas e responsáveis pela operação da empresa são o Grupo Nippon Steel e a Organização Techint (Ternium/Tenaris). Opera com duas usinas, localizadas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP). Seu foco é a produção de laminados planos. Atua ainda em uma joint venture com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, (Usigal) na galvanização de aço por imersão a quente e nas áreas de Mineração, Distribuição e Prestação de Serviços agregados através da Usimec. Em seu portfólio inclui chapas grossas, tiras a quente, laminados a frio, eletrogalvanizados, galvanizados por imersão a quente e sincron.

Fontes: www.usiminas.com

Vallourec

Perfil: A empresa é líder mundial em soluções tubulares premium para os mercados de energia e poços de petróleo e gás em ambientes complexos, usinas de geração de energia, projetos arquitetônicos e equipamentos mecânicos. No Brasil a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A. ocupa a posição de líder no mercado nacional em produção de tubos de aço sem costura.

Além das Usinas do Barreiro e de Jeceaba, a Vallourec tem o controle da Vallourec unidade Florestal, da Vallourec unidade Mineração, da unidade de Transportes e Serviços e da Tubos Soldados Atlântico.

Fontes: www.vallourec.com

Villares Metals

Perfil: Fundada em 1944 a Villares Metals em São Caetano do Sul em São Paulo. Atualmente sua usina produtora está localizada na cidade de Sumaré no interior de São Paulo e produz aços e ligas especiais sendo considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina. Em 2007 o Grupo austríaco VoestAlpine adquiriu o controle acionário da empresa. Sua linha de produtos inclui Aços Ferramenta, Aços Rápidos, Aços Válvula, Ligas Especiais e Peças Forjadas para aplicação nas indústrias automotiva, aeroespacial, ferramental, óleo & gás e geração de energia.

A empresa atua mundialmente com representações de vendas na Holanda, Estados Unidos e Argentina. No Brasil, a Villares Metals possui três Centros de Distribuição (São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais) que, juntos, formam o maior Centro de Distribuição e Serviços de aços especiais para ferramentas da América Latina.

Fontes: www.villaresmetals.com.br