Guia_2019

Banner_Adsense_01

 

 

SB_Mkt_Geral




Usinas produtoras de aço
Foram produzidas no Brasil em 2017, 34.365 milhões de toneladas de aço bruto. Este número representou um crescimento de 9,9% em relação ao ano anterior. O parque industrial da siderurgia nacional é composto por 30 usinas, administradas por 11 grupos empresariais que possuem juntas uma capacidade instalada de 50,4 milhões de toneladas por ano. O Brasil é o 11º exportador de aço mundial.
Fonte: www.acobrasil.com.br
Estes são os grupos empresariais e as usinas siderúrgicas brasileiras:
 
ArcelorMittal
Perfil: É líder mundial na fabricação de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo. Possui operação industrial em 19 países nos quatro continentes e opera em mais 60 países. Possui mais de 230.000 empregados sendo que 14 mil estão localizados no Brasil. Mantém 12 centros de pesquisa e desenvolvimento com 1.300 pesquisadores. Acabou de incorporar no Brasil o complexo industrial da Votorantim Siderurgia em processo já referendado pelo Cade. No Brasil ela produz produtos longos, planos e arames.
 
Aperan
Perfil: Foi criada em 2011, como resultado do desmembramento do setor inox da ArcelorMittal. A sua estrutura está dividida em três divisões: Aços Inoxidáveis & Elétricos; Serviços & Soluções; Ligados & Especiais (Specialities) com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de placas de aços planos inoxidáveis na Europa e no Brasil. Mantém 30 escritórios de venda espalhados pelo mundo e 19 centros de serviços. É concentrada em seis plantas principais, localizadas no Brasil, Bélgica e França.
 
Companhia Siderúrgica Nacional – CSN
Perfil: Fundada em abril de 1941, a CSN foi a primeira usina produtora integrada de aço plano no Brasil. Privatizada em 1993 produz 5,6 milhões de toneladas entre aços planos e longos. Entre seus ativos, conta com uma usina siderúrgica integrada e cinco unidades industriais, sendo três delas no exterior; minas de minério de ferro, calcário, dolomita e estanho; uma distribuidora de aços planos; terminais portuários; participações em ferrovias; e participação em duas usinas hidrelétricas. O grupo está presente em 18 Estados brasileiros além de atuar em outros países.
 
Companhia Siderúrgica de Pecém – CSP
Perfil: Foi constituída no ano de 2008 tendo como primeiras acionistas a brasileira Vale e a sul-coreana Dongkuk. Três anos mais tarde, em 2011, agregou a também sul-coreana Posco constituindo a joint venture que deu início à CSP.
Está instalada em uma área de 571 hectares, integrada ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém no Ceará. Sua instalação e construção exigiram investimentos iniciais de US$5,4 bilhões e quando concluída a empresa irá produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano utilizando como matéria-prima o minério de ferro. Como subproduto, irá gerar ainda 200 MW de energia elétrica.
 
Grupo Gerdau
Perfil: O Grupo Gerdau foi fundado em 1901, com uma fábrica de pregos em Porto Alegre. A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
 
Siderúrgica Norte Brasil – Sinobrás
Perfil: Fundada em 2016 é uma empresa do grupo Aço Cearense e sua unidade industrial integrada está localizada no Distrito Industrial de Marabá no estado do Pará com capacidade de produção de 390 mil toneladas de aços longos, mas está investindo cerca de US$ 200 milhões na expansão de suas linhas em um projeto denominado Sinobras fase 2. que elevará a sua produção para 800 mil toneladas ano. A sua linha de produtos está voltada para a construção civil.
 
Ternium do Brasil
Perfil: Com a aquisição da Usina Santa Cruz no Rio de Janeiro em setembro de 2017 a Ternium ingressou no mercado brasileiro de aço. Com capacidade instalada de 5 milhões de toneladas a unidade brasileira vai se juntar a outras unidades industriais localizadas em seis países. A unidade brasileira é especializada na produção de placas de aço e hoje conta com cerca de 6 mil funcionários.
A logística da empresa é um dos seus grandes diferenciais uma vez que possui um porto próprio na Baía de Sepetiba – RJ e uma linha férrea que atende a empresa.
 
Usiminas
Perfil: A Usiminas que foi fundada em 1962 é atualmente uma das maiores produtoras de aços planos do mundo. Seus principais acionistas são Grupo Nippon e a Organização Techint (Ternium/Tenaris). Possui duas usinas, em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP). Seu foco é a produção de laminados planos. Atua ainda em uma joint venture com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, (Usigal) na galvanização de aço por imersão a quente. Em seu portfólio inclui chapas grossas, tiras a quente, laminados a frio, eletrogalvanizados, galvanizados por imersão a quente e sincron.
 
Vallourec
Perfil: A Vallourec é formada pela junção, de três acionistas: Vallourec (84,6%), Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC – 15%) e Sumitomo Corporation (0,4%).
A empresa é líder mundial em soluções tubulares premium para os mercados de energia e poços de petróleo e gás em ambientes complexos, usinas de geração de energia, projetos arquitetônicos e equipamentos mecânicos.
Com mais de 20 mil empregados em todo o mundo, possui 50 unidades industriais, escritórios de vendas e seis centros de pesquisa, em mais de 20 países. O complexo siderúrgico está instalado no município de Jeceaba, a 100 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e possui uma área industrial de 2,5 milhões de m2 com capacidade anual de 1 milhão de toneladas de aço bruto e uma laminação capaz de produzir 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura.
 
Villares Metals
Perfil: Fundada em 1944 a Villares Metals atualmente está localizada na cidade de Sumaré no interior de São Paulo e atua no ramo de aços e ligas especiais sendo considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina. Faz parte da divisão de aços especiais da empresa austríaca VoestAlpine. Seu portfólio inclui: aços rápidos, aços-ferramenta (para trabalho a quente, trabalho a frio e moldes plásticos), aços inoxidáveis, aços-válvula, ligas especiais e peças forjadas.
 
Votorantin Siderurgia
Perfil: Em 2008, o negócio aço deixou de fazer parte do portfólio da Votorantim Metais e passou para a gestão da Votorantim Siderurgia. Possui o controle acionário da PazdelRío, siderúrgica integrada da Colômbia, e da AcerBrag, produtora de aços longos da Argentina. Produz aços especialmente destinados a construção civil e a construção mecânica. A VSideurgia acaba de ser negociada com a ArcelorMittal, cujo processo foi referendado pelo Cade em fins de 2017.