Banner Superior 2

Banner_Adsense_01

capaGC2017

Guia_2018



Por que Coaching funciona?
Se você quer sair da zona de conforto, tem comprometimento com sua empresa e quer dar um salto em sua carreira este é o melhor caminho para fazer “as coisas acontecerem”.
 
Juliana Isliker*
 
Depois de tantos executivos terem passado por processos de coaching e terem realmente mudado algumas de suas características de liderança e alguns comportamentos necessários para crescerem e darem um salto na carreira, agora todo mundo olha para essa prática com menos ceticismo que alguns anos atrás.
Mas afinal, por que funciona tão bem um processo de coaching?
Primeiro de tudo, para ser aceito nesse processo, você deve demonstrar que tem comprometimento e que quer de verdade se empenhar em algumas mudanças. Esse filtro normalmente é feito pelo valor pago em um processo, ou mesmo na sessão inicial, onde o coach tem uma longa conversa com o coachee para definir qual o objetivo a ser trabalhado. Se esse objetivo não é claro, ou se é algo como: “Me pediram para fazer isso”, não vale a pena começar. Ou seja, fica claro desde o início que nem você nem sua empresa vão querer jogar tempo e dinheiro fora.
Passada a primeira etapa de verificação se você quer mesmo evoluir na sua carreira e precisa de apoio de um coach pois não sabe como, os pontos abordados em todo processo de coaching devem sempre levar a um resultado. O processo normalmente segue o seguinte fluxo de raciocínio:
  • Foco
  • Planejamento
  • Ação
  • Melhoria Contínua
  • Resultado
O Foco é a etapa inicial, a definição de onde se quer chegar. Sem saber para onde quer ir, qualquer caminho serve, não é?
O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
Isso depende muito para onde você quer ir, respondeu o Gato.
Não me importo muito para onde, retrucou Alice.
Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.”
Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas
Depois de definido onde se quer chegar, é preciso planejamento. Aqui entram algumas ferramentas de autoconhecimento ou de feedback (avaliações de hetero percepção) para saber quais gaps atacar em que momento, ou seja, saber em quais batalhas devo entrar de acordo com o tamanho e velocidade do resultado de cada uma delas.
De nada adianta planejar sem colocar em prática, e na etapa de Ação e Melhoria Contínua que o papel do coach faz toda a diferença. É nesse momento que o coach começa a auxiliar na avaliação do que está sendo feito, dos resultados atingidos e quanto a corda ainda pode ser mais esticada. Sim, porque sair da zona de conforto é uma necessidade em processos de coaching. Se não for para fazer diferente do que já foi feito até hoje, não precisa de coaching, certo?
Depois de cumpridas essas etapas, o resultado vem. Não tem erro. Tendo um bom profissional – e aqui todas as ressalvas são importantes: para ser coach, independente do nicho em que se atua, é preciso primeiro de tudo formação para isso. Além é claro de experiência para conduzir uma sessão, empatia, escuta ativa, e outras tantas ferramentas que não saem da cartola, requerem estudo e prática – o resultado chega!
Eu ainda adiciono uma etapa necessária, que é o olhar para a vulnerabilidade de coachee, e fazer um alinhamento entre a definição do objetivo e o planejamento, ou seja, uma investigação mais profunda sobre os motivos pelos quais o coachee ainda não colocou em prática o que tanto quer desenvolver. O que o prende, quais medos ou crenças por trás de alguns comportamentos.
E aí, colocando em prática o que foi planejado, voltando, corrigindo, tentando de novo, melhorando continuamente, o resultado vem. Sempre!
 
*Juliana Isliker é engenheira formada pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica; MBA em Recursos Humanos pela USP-FIA; Pós graduada em Educação pela PUC-Campinas. Tem sua certificação em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute com reconhecimento internacional pela ICF – International Coaching Federation.
É fundadora e diretora da JI Desenvolvimento Humano e conduz processos de Coaching Executivo e de Carreira, Assessment Executivo e Desenvolvimento de Lideranças. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.www.jidh.com.br