Passamos pela tormenta que foi 2019 e continuamos de pé e com coragem para enfrentar outros desafios.

Henrique Pátria 

Diante de inúmeros fatos acontecendo simultaneamente e com velocidade que a vida moderna nos impõe a figura do jornalista acaba sendo fundamental para a tomada de decisão tanto em nossa vida pessoal como nos negócios comerciais ou nas empresas.

Com isso, para nós jornalistas, as exigências só aumentam a cada instante. Já não basta dominar a sua especialidade, porque somos chamados a opinar sobre os mais diversos assuntos e nossa palavra sempre vale como alguém que tem um olhar um pouco mais crítico dos acontecimentos.

Mesmo tendo passado por diversas tormentas entre as quais até a incerteza se devemos continuar ou abandonar tudo que construímos nestes vinte anos de revista Siderurgia Brasil, pelo quinto ano consecutivo fomos reconhecidos como melhor jornalista na especialidade de siderurgia no Brasil. O nosso esforço foi mais uma vez premiado. Somos vitoriosos.

"Tivemos que usar o "limão" para tentar fazer a limonada por diversas vezes neste ano”.

Não é segredo para ninguém que a atividade das editoras enfrenta uma crise sem precedentes na história. Grandes corporações do ramo estão anunciando a dispensa de inúmeros colaboradores, suspensão de publicações, redução ou fechamento da atividade etc.

Passamos por um hiato entre a necessidade de nos mantermos informados e a dúvida sobre qual a plataforma devemos utilizar para isto. Certamente os mais velhos preferem o bom e velho jornal em papel, a revista que se pode colecionar, o livro que nos agrada só em tocá-lo. No entanto, os mais jovens com seus dedos ágeis preferem a noticia na ponta da mão, nos seus smartphones, tablets ou até mesmo por outros meios. Hoje, até no relógio pode-se ler uma noticia.

As empresas anunciantes parece que fizeram um movimento orquestrado em que o termo "cortamos o nosso budget" tem de ser pronunciado algumas vezes por dia. E não há segredo nisso: Sem anunciantes não há como manter uma revista em circulação.

Enfim, o nosso esforço acabou nos dando mais um prêmio pelo qual nos sentimos honrados e agradecidos.

Por iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e do Portal Negócios da Comunicação foram eleitos jornalistas de negócios em todo o Brasil que receberam o "Prêmio Especialistas" em bonita cerimônia realizada em São Paulo, nos últimos dias.

Foram envolvidos 60 mil profissionais de comunicação de todo o Brasil, entre os quais diretores das áreas de comunicação das empresas, jornalistas, diretores de redação, que escolheram espontaneamente os jornalistas que se destacaram em suas especialidades neste ano.

O "Premio Especialistas" idealizado pelo Cecom valoriza o trabalho de jornalistas especializados e este reconhecimento também premia mais uma vez o nosso veiculo, revista Siderurgia Brasil, e toda a nossa equipe de trabalho.

Não fazemos nada sozinhos e por isso dedico este troféu a minha enxuta, mas eficiente equipe de trabalho que tem nos ajudado muito e com certeza merecem um pedacinho deste prêmio.

Nossa filosofia continua sendo a de que o Sucesso só vem depois do Trabalho. Portanto vamos trabalhar e continuar sonhando e construindo.

Obrigado

Henrique Pátria