Enfrentando os desafios da Indústria 4.0

Visando o futuro e foco nas indústrias digitais a ABB uma das mais tradicionais e competentes multinacionais instaladas no Brasil, lança sistemas de controles que irão revolucionar o conceito de indústria 4.0.

Em demonstração realizada no último dia 23 de maio em uma de suas sedes, localizada no município de Sorocaba, a ABB multinacional de origem suíça sueca que já atua no Brasil há mais de 100 anos e ocupa a liderança no desenvolvimento de soluções e tecnologia para automação industrial, foram apresentadas inovações em sistemas monitorados por imagem para controlar diversas variáveis em indústrias de papel e celulose, mineradoras e metalurgia.

Fernando Oliveira, Diretor da Unidade de Negócios de Processos Industriais – Business Unit Director Process Industries – para a América Latina, disse que: com as inovações os fabricantes de papel e celulose – atividade que foi utilizada como referência – ganham um sistema denominado L&W Fiber Online, que poderá ser utilizado para medição, monitoramento e controle das variáveis das fibras utilizadas na produção de celulose e papel, que irão monitorar e controlar a qualidade da polpa na preparação da massa.

Com o novo sistema as empresas além de melhorarem a qualidade dos serviços entregues, irão resolver a questão de identificação prematura dos problemas e farão as correções necessárias para atender as exigências de cada pedido.

Segundo Marcos Hillial que ocupa a posição de Gerente de Desenvolvimento de Processos Industriais a ABB tem condições atualmente, de oferecer assessoria a diversas áreas em processos em vários tipos de atividade, como: geração de energia, mineração e metalurgia, papel e celuloses e outras que se utilizam de processo contínuo de produção.

Segundo ele, ou as empresas se modernizam ou saem do mercado porque situações como o reaproveitamento de energia, a identificação de não conformidade nos processos produtivos que posteriormente irão impactar na consecução do trabalho em qualquer atividade, aliados a utilização de robôs colaborativos que irão trabalhar ao lado das pessoas já são realidade em várias partes do mundo e também já estão disponíveis no Brasil.

Eles comentaram que foram identificadas oportunidades que irão de 4 a 11 trilhões de dólares em soluções digitais até o ano 2025.

No campo da mineração foi apresentado um robô inteligente que monitora esteiras transportadoras, em todos os seus estágios, absolutamente necessárias na indústria de mineração e siderurgia, trazendo informações fundamentais para a prevenção e correção de problemas antes que eles venham causar paradas na produção.

Finalizando, foi apresentada uma nova mesa controladora de operações que reúne as mais detalhadas informações e gera online de forma objetiva e imediata as ordens para correção ou tomada de posição da empresa em todos os estágios das operações.

www.abb.com.br