SB_Mkt_Geral




Nós precisamos crescer! O Brasil precisa crescer! Nossos negócios precisam crescer! Essas frases martelaram nossas cabeças durante todo o ano de 2018, e até mesmo antes disso. Foram exceções aqueles que se disseram satisfeitos com a situação em que viviam. Mas, a maioria das pessoas – dos porta-vozes de empresas ou de entidades – reclamaram de tudo e de todos.

Pois bem, chegamos ao final do ano e este é o momento de fazermos nossos balanços pessoais e empresariais. O que fizemos para melhorar? Vamos acrescentar o quê em nossos currículos? Quantos livros lemos? Participamos de cursos, palestras, congressos ou tomamos quaisquer outras atitudes que contribuíssem para melhorar nosso handicap, a fim de nos colocarmos em posição diferenciada em relação a nossos concorrentes?

Estamos prestes a iniciar uma nova era. O Brasil estará a partir de janeiro “Sob Nova Direção”, e muito se espera dessa nova dinâmica. Sim, vamos ter mudanças aqui e ali, mas será que os tempos sombrios ficarão para trás? Será? Como fica a nossa parte?

Se continuarmos fazendo tudo igual, os resultados também serão iguais, Ou alguém duvida disso? Se esperarmos que o governo decida sobre o nosso futuro e nos mostre novos rumos para voltarmos a ter bons resultados, podemos sair chamuscados desse processo. Ao que me consta, o governo tem uma dívida enorme a ser resgatada. Nosso déficit fiscal passa dos R$ 150 bilhões anuais. Isso já é muito para ser resolvido imediatamente.

Por isso, ao encerrar o ano, conclamamos todos a fazer uma análise em seus costumes pessoais, uma revisão em seus negócios e em suas empresas, e vejam o que pode ser mudado e o que precisa ser aperfeiçoado, para vislumbrar, entre outras coisas, qual o grau de inovação e empreendedorismo deverá ser aplicado em seus negócios no Ano Novo que vem por aí.

Concluímos a edição de dezembro da revista Siderurgia Brasil e foi um grande prazer tê-los juntos em mais este ano. Este foi o 19º ano em que a levamos a você muitas boas noticias – e outras nem tanto – sob a forma de artigos, de matérias, de comentários e de apresentações visuais. Procuramos informar sempre. E nem poderia ser diferente, porque vocês são a razão da nossa existência.

Queremos desejar um esplêndido Natal, com Deus Iluminando todos os caminhos e um ano de 2019 com muito sucesso e realizações.

Boa leitura!