Guia_2019

SB_Mkt_Geral




Inauguração de novo Centro de Pesquisas e Tecnologia

Para demonstrar que o Brasil é um de seus objetivos de investimentos, a Petronas Lubrificants Internacional – PLI inaugura em Minas Gerais o seu mais moderno laboratório de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos.

Henrique Pátria

empreendimentos petronas

A Petronas, empresa fundada em 1974, na Malásia que se posiciona entre as sete maiores empresas mundiais no campo do processamento de lubrificantes, é a líder no transporte de óleo e gás, empregando cerca de 50 mil funcionários em todo o mundo escolheu a cidade de Contagem em Minas Gerais para implantar o seu novo Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia na América Latina que é a maior instalação dedicada ao desenvolvimento de tecnologia em fluidos para atender às necessidades crescentes do setor automotivo e industrial da região.

A nova unidade está focada no desenvolvimento de inovações em fluidos industriais, lubrificantes e graxas, servindo também como centro de especialização técnica, atendimento ao cliente, gerenciamento de produtos e controle de qualidade.

Segundo disse Giuseppe D’Arrigo, CEO da PLI, em seu discurso de inauguração da unidade “Para a PLI, o novo Centro de Pesquisa e Tecnologia na América Latina simboliza nosso compromisso e crença no poder da tecnologia para ajudar as indústrias a serem bem sucedidas no futuro”.

O investimento de R$ 20 milhões se junta à rede de centros de Pesquisa e Tecnologia da PLI em todo o mundo, incluindo China, Malásia, África do Sul e América do Norte. Essas instalações têm seu núcleo no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia da Petronas em Turim, na Itália, que foi inaugurado em março deste ano.

petronas2

Na mesma ocasião em entrevista coletiva Guilherme De Paula, presidente da Petronas para as Américas, disse que a empresa espera um crescimento continuo do Brasil para os próximos anos pois segundo seu entendimento temos tudo por fazer e um potencial enorme de crescimento. Perguntado sobre o que esperava em termos de crescimento do PIB para o Brasil, ele disse que os estudos giraram em torno de um crescimento mínimo de 3% nos próximos exercícios.

O Centro de Pesquisa & Tecnologia está estruturado em uma área de mais de 2.400 m² e abriga instalações de última geração, incluindo laboratório acreditado pela ISO 17025, para sua equipe de químicos, engenheiros e técnicos capacitados para executar mais de 105 testes diferentes da ASTM (American Society for Testing and Materiais).

“A instalação é mais que uma estrutura física, que abriga o hardware e as pessoas que fornecem fluidos para os nossos clientes. Representa a nossa parceria com líderes mundiais nos setores automotivo e industrial. É a nossa promessa de inovar em direção ao melhor desempenho e sucesso futuro”, disse Syed Zainal, vice-presidente de marketing da Petronas (Downstream Business).

A Petronas que também é uma das patrocinadoras da Fórmula 1 em âmbito mundial e comercializa o Petronas Selenia, Petronas Syntium, Petronas Urania, Petronas Tutela, fluídos automotivos e uma série de lubrificantes e graxas industriais para seus clientes na região. Nos últimos seis anos, a empresa avançou da sétima para a quarta posição entre os principais players de lubrificantes no Brasil, o que demonstra sua capacidade e credibilidade para atender às necessidades de seus clientes.

No início do ano, a PLI anunciou que comprometerá 75% de todos os projetos futuros de Pesquisa e Tecnologia para alcançar redução de emissões de CO², por meio de uma abordagem única em tecnologia e engenharia de produtos lubrificantes especializados.

Aqui no Brasil a Petronas Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da Petronas Lubricants International responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas do grupo, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB é comprometida em atender às demandas pelas marcas de lubrificantes industriais e automotivas na América Latina.

Já em escala mundial a Petronas Lubricants International (PLI) é o braço mundial da Petronas − empresa nacional de petróleo da Malásia − de fabricação e comercialização de lubrificantes. Fundada em 2008, a Petronas Lubricants International fabrica e comercializa uma gama completa de produtos de lubrificantes automotivos e industriais de alta qualidade em mais de 90 mercados ao redor do mundo.

Com sede em Kuala Lumpur, a PLI tem mais de 30 escritórios de marketing em 27 países, geridos através de escritórios regionais em Kuala Lumpur, Beijing, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban.

www.pli-petronas.com