Guia_2019

Banner_Adsense_01

 

 

SB_Mkt_Geral




As pedras no caminho

Henrique Isliker Pátria

Editor Responsável

Dez entre dez livros de autoajuda apresentam frases de efeito e manifestações de incentivo para todas as vezes que nos depararmos com dificuldades que parecem intransponíveis em nossas caminhadas, sejam elas profissionais ou pessoais.

Mas, como se faz isto quando se trata de algo maior, como uma empresa, um grupo de voluntários, um grupo escolar, um estado ou até mesmo um país?

A partir do segundo semestre do ano passado a economia do Brasil passou a demonstrar sinais de recuperação. Alguns indicativos se mostraram fortes e consistentes como a inflação mantida em níveis baixos, os juros no patamar mais baixo de toda a série histórica desde que passou a ser  divulgado, a lenta mas consistente retomada dos níveis de emprego e outros indicadores numéricos, portanto livres de influências políticas que nos davam a sensação de que havia sido deixado para trás, vários dos fantasmas que nos acompanhavam.

Algumas das reformas, tanto faladas, foram feitas ainda que parcialmente e outras esperávamos que fossem concluídas nos próximos meses.

No entanto para espanto geral, tudo ficou escuro de uma hora para a outra. A greve dos caminhoneiros que a principio parecia não passar de mais uma movimentação de sindicatos em busca de suas reivindicações (justas ou não, aqui não cabe a discussão) abalou fortemente a república chamada Brasil.

Tudo parou e até colapsos mais graves aconteceram sem que se encontrasse a porta para o retorno a normalidade.

E para o setor siderúrgico e alguns outros setores industriais, a saída não poderia ser pior. Em matéria que apresentamos nesta edição, fica claro que puxaram o cobertor para a cabeça descobrindo os pés. Leiam e formem seu juízo a respeito.

Na edição também falamos da utilização de robôs em áreas em que a presença humana traz sérios riscos como a reforma dos altos fornos, e de assuntos técnicos de suma importância como um artigo didático ao extremo que explica como é produzido o aço em todas as suas etapas.

Em outros artigos percorremos o caminho da inovação, da industria 4.0 e como a falta de investimentos na educação faz falta para o desenvolvimento brasileiro.

Complementamos com as estatísticas dos vários segmentos que se utilizam do aço como matéria prima e das noticias relevantes.

Tudo feito, para você nosso leitor.

Boa leitura!