Guia_2019

Banner_Adsense_01

 

 

SB_Mkt_Geral




Bons resultados no primeiro quadrimestre de 2018

Segundo informações da ABIMAQ - entidade que representa o setor de maquinas e equipamentos - a receita líquida realizada no primeiro quadrimestre de 2018 pelo setor de bens de capital mecânicos cresceu em 5,4% em relação ao ano anterior. Os grandes responsáveis por este crescimento foram os bons resultados com as exportações, que mostraram um crescimento de 28,7% no período e uma recuperação no mercado interno em bom ritmo. 

Com relação ao consumo aparente, o resultado do primeiro quadrimestre mostrou o crescimento de 3,6% no setor e acabou com um longo período de 51 meses em que foram registradas taxas negativas.

No Comércio Exterior, o destaque vai para a China, que vem se consolidando como a principal origem da maioria das importações brasileiras, uma vez que registrou crescimento de 13,4% contra 5,4% dos outros países. Já as exportações, que cresceram no período 28,7%, se aproximaram dos níveis alcançados na era pré-crise ( 2010/13) e vem dando muito alento ao setor. Pelos principais destinos das nossas exportações que tem sido EUA e países da Europa, dá para se confirmar que a qualidade dos produtos brasileiros continuam em alta.

A entidade entende que apesar da melhora relativa, comprovada pelas estatísticas os níveis de faturamento ainda são algo perto de 40% inferiores ao que se registrava na época anterior à crise.

Isto também está demonstrado na ociosidade considerada elevada, pois o nível de ocupação está em 75,9% da capacidade instalada e a carteira de pedidos em 4 meses, quando já foi de 9 meses. Neste momento as empresas associadas mantém 294 mil pessoas ocupadas.

www.abimaq.org.br