Guia_2019

Banner_Adsense_01

 

 

SB_Mkt_Geral




E A RETOMADA DA ECONOMIA, COMO VAI?

Aos trancos e barrancos, vamos encontrando nosso caminho. Na permanente pesquisa pessoal que nossa condição de jornalistas nos impõe, estamos percebendo que o ânimo das pessoas empreendedoras e/ou responsáveis por algum negócio no Brasil deixaram quase que definitivamente o pessimismo para trás, respiram novos ares e se dedicam a novos projetos.

E isso tem a sua razão de ser. Na semana passada, em mais uma das reuniões de balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), constatamos que, no primeiro trimestre deste ano, já houve uma alta de 14,6% na produção de veículos, somando os leves com os ônibus e caminhões, e que os licenciamentos subiram 15,6%, numa pura demonstração de que o mercado interno dá as suas caras e pode ser o grande diferencial.

Já no mercado exterior o presidente dos Estados Unidos Donald Trump tinha uma promessa de campanha a cumprir, quando proclamou: “A América para os americanos”. Como resultado disso, no dia 8 de março, com uma única penada, taxou o aço e o alumínio brasileiros, com aumentos de tarifas de importação, criando enormes transtornos para nossa indústria. Felizmente, após negociações iniciais (veja a reportagem completa nesta edição da Revista Siderurgia Brasil), a medida foi suspensa temporariamente e, no momento, desenvolvem-se intensos estudos visando à normalização da situação, num ambiente ainda tenso e que denota preocupação, é verdade, uma vez que cerca de um terço das exportações brasileiras são direcionadas aos Estados Unidos.

Nesta edição apresentamos também uma entrevista exclusiva com Sergio Leite, o presidente executivo da Usiminas, que nos conta sobre a recuperação da usina mineira – algo, realmente, impressionante – e nos fala de seu futuro.

Em nossas páginas, os leitores ainda vão encontrar um importante artigo técnico, além de um apanhado com os grandes acontecimentos do setor siderúrgico, com especial destaque para uma agenda, com detalhes sobre a realização de inúmeras feiras empresariais, que prometem não só causar frisson, como também promover grandes negócios no futuro próximo.

Finalizando, temos também uma ótima notícia para todos vocês: estamos prestes a assinar contrato com um dos principais portais da internet do setor industrial, de sorte que, muito em breve, nossa revista no formato digital, além de estar em nosso site, vai figurar na banca desse novo canal, aumentando – e muito – a visibilidade de nossos artigos, reportagens, entrevistas e opiniões ao longo de toda a cadeia de nosso campo empresarial.

E, claro, não deixem de expressar suas opiniões por meio de nossos canais de contato, pois elas nos ajudam bastante na elaboração de nossas publicações.

Boa leitura!

Henrique Isliker Pátria

Editor Responsável

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.