Cercada de grande sucesso de publico, realizou-se em Joinville- SC a Intermach 2019, Feira da Indústria Metal Mecânica e Automação Industrial.

Logo no inicio do evento foi apresentada a linha de crédito chamada de  Finep Inovacred 4.0 de financiamento para inovação e manufatura avançada que será realizada na Região Sul do Brasil pelo BRDE com recursos da Finep.

Esta é uma linha de crédito destinada a empresas com receita operacional de 0 até R$ 300 milhões/ano para financiar a formulação e implementação de planos empresariais estratégicos de digitalização que contemplem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Além das taxas favoráveis e prazos alongados, o grande diferencial da linha é seu mecanismo simplificado de aprovação, baseado em critérios pré-definidos e maior velocidade para liberação de recursos. Para submeter proposta de financiamento, o cliente final deverá ter plano de digitalização desenvolvido por empresa integradora credenciada pela Finep.

Durante a realização da feira e representando o Governo do Taiwan, a Taitra – Taiwan Trade Center do Brasil divulgou os eventos organizados pela instituição e principalmente as oportunidades para participar das feiras em Taiwan ou ainda ser um fornecedor de produtos manufaturados taiwaneses no mercado brasileiro, além de se informar sobre o programa para a indústria 4.0 do Governo do Taiwan.

Também durante a realização da feira foi possível o acesso de visitantes a congresso técnico, seminários, workshops, reuniões e rodada de negócios. A feira tradicionalmente concentra qualificados visitantes vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina e Europa. As atividades foram complementadas com o primeiro Campeonato de Solda Weld Vision, organizado pela empresa em parceria com a Messe Brasil.

SB 191004 intermach 02

Outro ponto alto a ser destacado foi a Rodada de Negócios em que 26 grandes empresas compradoras, a maioria sediada no estado de Santa Catarina, onde foi realizada a feira, receberam 76 fornecedores que se credenciaram para oferecer seus produtos e serviços. A reunião perdurou por todo o segundo dia da feira e segundo nossa reportagem apurou, forma fechados neste dia pelo menos 65 milhões de reais em novos contratos que serão executados nos próximos meses.

SB 191004 intermach 04

Como balanço final da feira, conforme informação oficial dos organizadores passou de 20 mil o número de visitantes. Foram profissionais e interessados vindos de 20 estados brasileiros e 378 cidades diferentes. Entre os internacionais foram contabilizados visitantes de 6 países da Europa, Américas e da Ásia. Em volume de negócios informados foram fechados contratos de mais de 200 milhões para serem concluídos nos próximos meses.

Nosso comentário adicional, já que a revista Siderurgia Brasil, foi um dos destaques da mídia impressa na feira, é de que pudemos sentir uma retomada da confiança do empresário nacional e as expectativas de reinicio de contratações, pois o desenvolvimento dos negócios mesmo de forma ainda lenta, já começa a ser sentida pelo setor metal mecânico. Alguns empresários que entrevistamos confirmaram que a maré de baixa já está sendo vista pelo retrovisor e perspectivas otimistas se fazem sentir com muita intensidade.

SB 191004 intermach 04