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Com a produção total de 2.699.167 veículos em 2017, a indústria  automotiva  brasileira parte para novos investimentos visando seu crescimento. 
Segundo informações veiculadas pelo jornal Valor Econômico de 2 de março, em matéria assinada pela jornalista Marli Olmos, a indústria automobilística está anunciando investimentos na ordem de US 30 bilhões no período compreendido entre 2014 e 2022, sendo que a maior parte destes recursos  está centrada entre 2017 e 2020, e serão destinados a modernização e ampliação da linhas de montagem no Brasil.
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O grande foco das empresas é a nacionalização de peças e componentes, que foram incentivados  partir do programa Inovar-Auto através de incentivos fiscais.  Com tal programa que se expirou em dezembro passado, as indústrias tinham percentuais reduzidos na cobrança do IPI, na medida em que promoveram a nacionalização dos componentes de seus produtos em índices cada vez maiores. Em suma o incentivo foi para que as empresas passem a utilizar componentes nacionais em substituição aos importados. É o que se pode chamar de “conteúdo local” da indústria automotiva. 
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No entanto ouvindo especialistas do setor, tais investimentos eram absolutamente necessários,  pois a industria automotiva mundial cresce e se aperfeiçoa em um ritmo alucinante em todo o mundo e o Brasil vinha ficando para traz em tecnologia. Mesmo com os aperfeiçoamentos adotados estamos distantes de alcançar índices de competitividade globalizados.
 
Além da inauguração de novas fabricas de componentes, de motores e de peças fundamentais como virabrequim, por exemplo, no noticia é destacada a construção de uma fábrica de injeção de alumínio pela Renault, que neste caso já é uma matéria prima que servirá de base para fabricação de componentes.
Segundo a presidência da  Anfavea, está previsto o crescimento da industria automotiva nacional em índices superiores a 10% em 2018. Veja matéria em nosso Anuário Brasileiro de Siderurgia.