Fechar
Acesso Restrito
PDF Imprimir E-mail

Transporte mais eficiente de aço e minério – Usiminas/Vale

Siderurgia Brasil — Edição 65

A Usiminas e a Vale assinaram contratos para transportar aço e minério de ferro com maior eficiência logística.

A Usiminas e a Vale assinaram, no dia 8 de julho, dois contratos relativos ao transporte de produtos siderúrgicos da Usina de Ipatinga (MG) e de minério de ferro proveniente da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG). A movimentação de cargas será feita pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O contrato de frete de escoamento ferroviário de produtos siderúrgicos tem como objeto o transporte ferroviário no fluxo Usina de Ipatinga, passando pelo terminal Lafaiete Bandeira, em Ouro Branco (MG), com destino à Grande São Paulo. Com prazo de seis anos, esse contrato deve incrementar o volume de transporte ferroviário (mínimo anual) de 744 mil para 990 mil toneladas por ano a partir de 2011, representando um aumento de 32%.
Os benefícios para a Usiminas incluem o aumento da eficiência de escala no escoamento e redução de custo (ferroviário x rodoviário) estimada em R$ 1,9 milhão anuais. Para viabilizar este incremento, a Usiminas acertou com a Vale uma operação para fabricar 150 vagões tipo plataforma, por meio da subsidiária Usiminas Mecânica. Esses vagões serão utilizados na malha ferroviária da Vale.
Já o contrato de frete de abastecimento ferroviário de minério de ferro refere-se ao transporte de minério de ferro proveniente da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu-MG, com destino à Usina de Ipatinga. Com um prazo de cinco anos, esse contrato permitirá à Usiminas o incremento do volume mínimo anual de 120 mil para 155 mil toneladas por mês de minério transportado.
www.usiminas.com
www.vale.com