Fechar
Acesso Restrito
PDF Imprimir E-mail

TRADIÇÃO NO TRANSPORTE DE AÇO - Transportadora Jolivan

Siderurgia Brasil — Edição 63

Manipulação correta, normas seguidas à risca e treinamento constante garantem a qualidade do transporte de aço oferecido pela Jolivan há mais de duas décadas.

A Transportadora Jolivan tem no setor siderúrgico um de seus principais e tradicionais mercados. A empresa começou a atender o setor desde a sua fundação, em 19 de outubro de 1989, quando os irmãos João, Lindor e Vansionir Paganini – cujas iniciais formam o nome da empresa –, resolveram se unir para entrar no ramo de transportes de cargas. Hoje, a empresa conta com uma frota formada por cerca de 800 veículos monitorados 24 horas por dia.
Essa qualidade começa na formatação correta para cada tipo de material e num correto enlonamento, ações que podem minimizar ou até mesmo eliminar possíveis perdas na carga por oxidação ou outro tipo de avaria, principalmente no caso de produtos siderúrgicos. No transporte do aço uma grande preocupação é a oxidação da carga, ocorrência esta que pode ser reduzida com um bom acondicionamento da carga e um transporte cuidadoso. “O treinamento e orientação dos motoristas é também importante, pois eles serão os responsáveis por supervisionar a obediência às ações citadas e deverão manter a qualidade no serviço de transporte da carga”, afirma João Paganini. “Muitos clientes tem suas próprias normas, as quais procuramos seguir à risca, inclusive porque a maioria dessas normas também fazem parte da cartilha de conduta da Jolivan. Como este tipo de carga exige alguns cuidados específicos, como, por exemplo, a necessidade de evitar a oxidação, os motoristas são orientados sobre como proceder desde o carregamento até a entrega no destinatário. E também mantemos um treinamento especial quanto à questão da segurança.”
Como em outras modalidades de transporte de cargas, a crescente taxa de roubos é uma preocupação constante na empresa, da mesma forma que um forte trabalho com os motoristas envolvendo treinamentos, reciclagens e um acompanhamento da manutenção do veículo para que a ocorrência de acidentes possa ser considerada quase nula, visto que há fatores que não podem ser controlados ou previstos. “A Jolivan possui equipes de manutenção própria e desenvolve treinamentos específicos para os seus motoristas e mecânicos, visando sempre a garantir a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes”, explica o diretor da Jolivan. “Alguns dos nossos clientes possuem equipes de treinamento especialmente criadas para este fim. A Jolivan também dispõe de sua equipe de treinamento exclusivamente voltada para a questão do motorista, instruindo-os e orientando sobre segurança, qualidade e outros assuntos que contribuem para a qualidade do serviço prestado.”
www.jolivan.com.br